5 de março de 2009

O vento

Competência: Sensibilizar para aspectos formais da construção do poema.
Actividades - Explorar o ritmo e as sonoridades da língua: Preparação da leitura de "O vento" [palavras com mais dificuldade, ritmo, sonoridade (repetição do r e rima)]; Dramatização do poema e reprodução dos sons do vento; Leitura do poema; Sublinhar, com cores, os sons semelhantes que se encontram nas palavras no fim dos versos; Completar frases de acordo com o texto.

O vento

A roda, à roda, à roda
o vento rodopia,
já levantou a saia
à menina Maria.

A roda, à roda, à roda
o vento assobia,
varreu todas as folhas
que pelo chão havia.

A roda, à roda, à roda
o vento num tropel
arrastou os pardais
para o carrossel.

A roda, à roda, à roda
o vento arrebatou
as sementes das plantas,
à terra as atirou.
Luísa Ducla Soares.
O A Gata Tareca e outros poemas levados da breca, Teorema, 1990
.
1- Completa de acordo com o texto.

In Abracadabra - Língua Portuguesa 1º ano, p. 115

2 comentários:

G Santos disse...

Vou, com o meu filho, fazer este exrcício.
Tenho, no entanto, uma dúvida estes exercício já são excutados na sala de aula?
o pai do Gonçalo Santos

Maria Cecília disse...

Olá! Nós somos os alunos do 4º ano da EB1 de Estrada e gostamos muito de ver os vossos trabalhos. Muitos parabéns, beijinhos para todos da turma 8 e da Professora Cecília que diz que a vossa professora é muito querida e que vocês têm muita sorte.